Pular para o conteúdo

Dopamina: Como ela age quando você joga algo?

  • por

Fique conosco para saber sobre as características da Dopamina e como ela age quando uma pessoa joga. Quando jogamos e quando não estamos travados pela Dopamina, no inicio de uma jogatina, um pedaço de nosso cérebro, que é o responsável por nos fazer pensar em situações que são de pressão e de tomar decisões difíceis vai sendo treinado ou se fortalecendo.

Contudo, podemos afirmar que, a Dopamina é um neurotransmissor que tem uma atuação em diferentes formas no sistema nervoso e que está relacionada ao humor ou ao prazer. A sua atuação é no sistema nervoso central dos mamíferos, mas que funciona essa substância como um mensageiro que é o químico, levando a informação de um neurônio para uma célula que é a receptora.

Onde é produzida a Dopamina

A Dopamina é sintetizada no citoplasma que é dos neurônios, chamados de dopaminérgicos e a partir de um aminoácido, que leva o nome de: tirosina, que inicialmente é convertida em L-dopa e por meio de uma ação, que é pelo L-aminoácido aromático descarboxilase, que depois de ser produzida a Dopamina ela é também transportada por dentro das vesículas.

As funções para você conhecer da Dopamina

O que se sabe sobre esse neurotransmissor é o de que está envolvido com processos que são como o de um controle motor, de cognição, de compensação, do prazer, do humor e de algumas funções que são endócrinas. Ela também está relacionada com uma estimulação que é da excreção renal de sódio, do relaxamento do esfíncter esofágico e do retardo do esvaziamento do estômago.

Alguns estudos, também já revelaram que essa substância pode estar relacionada a problemas como uma esquizofrenia e a doença de Parkinson. A Dopamina tem uma relação com um chamado sistema de recompensa, que é um círculo neuronal no cérebro, que pode ter uma influencia que é direta nas emoções de uma pessoa, como a sensação de felicidade que temos ao comer quando estamos com fome.

Na medida em que uma dependência em jogo do bicho é estabelecida em um jogador, as mudanças podem vir a acontecer no sistema que é o de recompensa de longa duração.

Ademais, isso irá fazer com que um jogador possa ter a vontade que é a de cada vez mais jogar, já que é uma substância que tem uma ação nos neurônios dopaminérgicos, o que leva a um aumento rápido de Dopamina.

O equilíbrio perfeito com essa substância

O nosso cérebro é fantástico e que pode equilibrar a liberação de Dopamina e de outros neurotransmissores, já que ele não vive só de prazer, com esses neurotransmissores podendo ser reabsorvidos pelo próprio neurônio que o liberou, para que se tenha no cérebro um controle que é o mais preciso e para que seja estimulada uma determinada cadeia de células que são nervosas.

O vicio em um jogo passa a acontecer quando esse equilíbrio é quebrado, com um neurotransmissor não voltando para onde deveria ou pode ser liberado numa proporção que é muito maior do que o normal, que são coisas que podem acontecer por uma predisposição que é a genética e agindo para que também possamos perceber quando se joga algo.

Veja também mais informações sobre perda de peso, saúde e muito mais aqui no blog, e saiba como ter uma vida mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.